Um lindo arranjo para por á mesa

Um lindo arranjo para por á mesa
arranjo floral

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

TEMPEROS OU CONDIMENTOS SIMPLES E PREPARADOS

Denominam-se temperos ou condimentos toda a substância que serve para "adubar" dar sabor ou aromatizar a comida.
colocarei aqui uma lista e a explicação do seu emprego.

*Açafrão-É o tempero peculiar da cozinha indiana,indicado nas receitas dessa procedência
A maioria desses temperos e condimentos pode ser usado em pó,em grãos"como a pimenta do reino",o cravo -da-índia,o zimbro,ou em pedaços e casca,como o gengibre e a canela ,devemos retirá-los logo depois do preparo do doce ou o acepipe.

*Açúcar-é como o sal,um dos condimentos básicos para quase tudo na culinária.Junto em pequenas doses,a alguns legumes,evita que estes percam a cor na cocção.Em muitos pratos salgados é imprescindível uma discreta adição de açúcar para torna-los de gosto mais delicado.

*Alcaparras-É um condimento que imprime um sabor fino a determinadas iguarias e também serve como excitante.

*Aves - Hoje em dia se compra tudo congelado,mais se você tem um sítio ou fazenda e quer comer do criadouro que tem neste lugar;Deve-se dar às aves,antes de matá-las"segredinho de avó" uma dose de álcool(vinho ou aguardente),a carne fica mais tenra e o animal tem morte mais suave sob a ação do álcool.

*Azeites- Os óleos vegetais e a manteiga estão  indicados principalmente  para alguns tipos de massa,ou para dourar o alimento .

*Azeite de oliveira-O aspecto e o gosto do azeite dependem do fruto e dos processos de preparação e de sua acidez.Como é o caso do extra-virgem que tem de 0,1  há 0,7 de acidez. temos diversos tipos e marcas nacionais ou estrangeiras.
Temos também o azeite de dendê que é de origem africana.E é empregado em alguns pratos típicos,principalmente na culinária Baiana.

*Óleos- Existem diversos tipos no mercado,de soja, de algodão, de girassol, de gergilim,de amendoim,de canola.muitos são empregados diretos ou indiretamente no alimento,servem para frituras também.Alguns devem ser consumidos com moderação devido ao aumento do colesterol.

*Pimentão- è usado.em pó;como condimento e para dar sabor aos caldos e molhos(colorau),não é pequena a variação de pratos e combinação em que entra o pimentão alguns o utilizão para ornamentar o prato.Há diversas cores e sabores;vermelhos,amarelos, verdes uns doces e outros picantes.O célebre caril ou kary(kari) indiano é a mistura de colorau e o açafrão.
Os Italianos costumam  usá-lo em conservas,são uns deliciosos antepasto"hors-d'ceuvre"

*Sal é graça do alimento,devendo saber usado com uma certa "prudência"Entra como condimento em todas as preparações culinárias.Em excesso torna a comida intragável.E a sua falta deixa-a  insossa.Para a conservação do sal é necessário que ele seja condicionado em vasilhames de vidro,louça ou de barro vidrado.ao manuseá-lo use colher de pau,de louça,de plástico ou de osso.

TEMPEROS  PARA SE TER NA COZINHA

miscelânea de temperos:
Ingredientes:
1/2 quilo de cebolas descascadas,3 maços de cheiro-verde,um quilo de sal refinado,6 pimentas ardidas,10 cabeças de alho,1 xícara de azeite(das de café),3 alhos poró,tomates frescos ou massa de tomates.Passe tudo pelo processador de alimentos,coloque em vidro sempre bem fechado para que fiquem bem conservados

*extrato de tomate  ou urucum, os dois servem para dar cor ao alimento.


*vinagre - necessário no preparo de carnes e molhos e para temperar saladas.Existem diversos tipos: vinho branco ou tinto, maçã ,de arroz etc. No caso de falta deste use caldo de limão ou laranja azeda.

*Zimbro- empregado em certos doces e molhos

*mostarda- a de se usar com moderação em pratos de carne,maionese,sanduiches.

**mostarda inglesa-(receita original)-peneire a farinha de mostarda,deixando-a bem fina ,ponha em tigela de louça,junte-lhe sal e com água fervente vá acrescentando aos poucos acrescente u  pouco de vinagre   e mexa até que tome cor e consistencia uniforme.

**mostarda de dijon:1 xícara de vinagre branco,1/2 xícara de azeite,1/2 xícara de mel,mostarda em pó, junte  primeiro os líquidos depois acrescente aos poucos a mostarda mexendo sempre até formar uma pasta bem liguenta conserve em vidros de louças ou em vidros opacos.

**pó aromático- Depois de fazê-lo  guarde em vidro bem fechado para que o aroma nãpo escape
junte 3 condimentos que vão servir para môlhos,doces e guisados.Moa e depois passe pela peneira; cravo,canela e noz-moscada (10g. de cada ).

postado por:http://caldeiraodebarro.blospot.com/
dia 18/1/2011

Nenhum comentário: